sábado, 5 de maio de 2012

ITAQUITINGA VACINA SEUS HABITANTES CONTRA A GRIPE SUINA


Congestão nasal, tosse, rouquidão, febre, mal- estar e dor de cabeça. Esses são indícios da Influenza A (H1N1), mais conhecida como Gripe Suína. A pandemia ficou conhecida após matar cerca de 17.700 pessoas no mundo em 2009. No Brasil, foram confirmados 1.632 óbitos naquele ano. Em 2011, o número caiu para 21. Para diminuir o risco de um novo surto da doença, começa hoje a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
A Unidade Básica de Saúde de Itaquitinga, assim como PSFs, e Escolas Municipais estarão distribuindo a vacina, das 8h às 17h.

Serão vacinados gratuitamente gestantes, idosos e crianças entre seis meses e dois anos. O grupo prioritário da ação também enquadra indígenas, trabalhadores de saúde que atuem em serviços de referência para pacientes com Influenza e pessoas com HIV, asma e diabetes. No caso das crianças, a vacinação acontece em duas etapas. A segunda dose é ministrada 30 dias após a primeira. Aquelas que tomaram a vacina no ano passado, entretanto, devem tomar apenas uma dose.
A imunização acontece até o dia 25 de maio e é contraindicada a pessoas que tenham alergia severa a ovo ou estejam com febre alta. Não há restrição para quem tomou outra vacina. A Secretaria de Saúde de Itaquitinga recomenda que a pessoa passe 48 sem doar sangue após a dosagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário