segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CIR DESTACA-SE EM CENÁRIO MUNDIAL

CIR Itaquitinga se destaca no Cenário Mundial




















Previsto para ser inaugurado no segundo semestre de 2011, o Centro de Ressocialização de Itaquitinga, na Mata Norte do Estado, já ganha destaque internacional. O complexo penitenciário, que será composto por cinco presídios com capacidade total para 3.126 detentos, faz parte de uma lista dos 100 projetos de infraestrutura mais interessantes em andamento no mundo.
A relação foi publicada pela revista americana Infrastructure Journal. O Centro de Ressocialização está sendo construído através de uma Parceria Público-Privada (PPP). Na lista ainda figuram outros cinco projetos brasileiros: o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, a Cidade Administrativa de Minas Gerais, o Rodoanel Oeste de São Paulo, o trem de alta velocidade que vai ligar São Paulo ao Rio de Janeiro e os navios da Petrobrás que transportam gás natural.

As construções escolhidas foram selecionadas pela escala de complexidade, inovação e impacto sobre a sociedade. De acordo com texto publicado na revista, “o projeto prisional já teve um enorme impacto no sistema penal brasileiro, que é fundamental para o estabelecimento do modelo de contratação no País”.

A revista também destaca que outros países da América Latina estão copiando o projeto pernambucano.

“Também tem sido observado pelo resto da América Latina e o modelo está sendo adotado por países vizinhos, o que poderia resultar em um revolução no sistema penal regional”.

No julgamento dos projetos, participaram cinco Comitês de Julgadores Regionais (América do Norte, América Latina, Europa, Ásia e África/Oriente Médio/Índia) que trabalharam para identificar os projetos que apresentavam os maiores benefícios para a sociedade.

Para o secretário-executivo de Ressocialização do Estado, coronel Humberto Vianna, o Centro de Ressocialização de Itaquitinga é um projeto que adota as mais modernas técnicas de gestão prisional.

“Isso mostra que estamos indo no caminho certo. Com esse complexo penitenciário, estaremos dando um grande salto na questão prisional do Estado”, destacou o secretário.

Dos cinco presídios que formam o Centro de Ressocialização, dois serão destinados ao regime semi-aberto, com um total de 1.200 vagas, e três ao regime fechado, com capacidade para 1.926 detentos. O complexo ainda conta com uma administração, oficinas de produção e capacitação profissional, salas de aula e biblioteca e instalações que facilitam a interface com a Vara de Execução Penal e Defensoria Pública.

Além do Centro de Ressocialização de Itaquitinga, a Secretaria-Executiva de Ressocialização está realizando uma reforma para dividir o Presídio Aníbal Bruno, na Zona Oeste do Recife, e no processo de orçamento de um presídio para jovens de 18 a 25 anos em Tacaimbó, no Agreste, este último financiado pelo govern
o federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário