segunda-feira, 20 de junho de 2011

MATERIA PUBLICADA NA FOLHA DE PERNAMBUCO

Folha de Pernambuco - PE
19/06/2011 - 08:38
Apoio de Ana Arraes será decisivo na Mata Norte
Influência pode ajudar a decidir a disputa em 19 municípios da região

Manoel Guimarães

Em pelo menos dez dos 19 municípios da Mata Norte, o nome da deputada federal Ana Arraes (PSB), mais votada em Pernambuco em 2010, surge como decisivo para as eleições do ano que vem. É o caso do prefeito de Vicência, Paulo Tadeu (PSB). Candidato à reeleição, deve ser beneficiado pela construção da barragem do Sirigi, pleito antigo e que irá beneficiar o município. Outra vantagem é a divisão da oposição, hoje formada pelo ex-prefeito Mário Ramos (sem partido), o vereador Romeu Povo (PT) e o ex-vereador Bidoga (PMDB).

Em Goiana, Ana Arraes pode ter influência no “clássico político” entre o ex-candidato a deputado estadual Fred da Caixa (PV) e o candidato do prefeito Henrique Fenelon (PCdoB). O comunista pode lançar o vereador Carlinhos Viégas (PCdoB) ou um sobrinho. Primo do ex-prefeito Beto Gadelha (PTC), Fred é o principal nome da oposição, e poderia crescer com o apoio da socialista. Já em Itaquitinga, Doutor Geovani (PMN), também ligado à deputada, caminha para uma reeleição tranquila. Ele deve enfrentar Zeca Filho (PDT), filho do ex-prefeito Zeca Vidal de Moraes(PMDB)
Outro que conta com a deputada é o empresário Jailson do Armazém (PSB), em Lagoa do Carro, para tentar impedir a reeleição de Judite Botafogo (PSDB). Além de Ana Arraes, Jailson teria apoio do ex-prefeito Tota Barreto (PSB). Já em Paudalho, o prefeito Fernando Moreira (PTB) não deve ter vida fácil na luta pela reeleição. Os ex-prefeitos Eufrásio Filho (PMDB) e José Pereira (PHS) estão fortes no páreo, e a eleição pode ficar polarizada entre eles. Jackson Barros (PSDB), prefeito de Lagoa de Itaenga, provavelmente apoiará o irmão do ex-prefeito Carlinhos do Moinho (PHS). A oposição teria dois socialistas: o vereador Lamartine Mendes (PSB) e o médico Emiliano Barata (sem partido).

Por sua vez, o vereador José Pereira, presidente do PSB em Nazaré da Mata, pode ser a surpresa da oposição ao prefeito Egrinaldo Floriano, o Nado (PTB), que tentará se reeleger. No entanto, o socialista, também ligado a Ana Arraes, pode ficar como vice na chapa do ex-prefeito Inácio Manoel, o Nino (PSDB), ou do próprio Nado. Outro local onde o PSB pode compor chapa é Chã de Alegria, com a vereadora Lita Macena ficando como vice de Marcos da Roça (PRB), candidato do prefeito Cláudio Honório (PTB). A oposição não tem candidato anunciado.

A prefeita Celma Veloso (PSB) deve lançar o vice, Gileno Campos Gouveia Filho, o Gileninho (PTB), em Ferreiros. O ex-prefeito Bruno Japhet (PSDB) será o provável adversário do grupo. Em Itambé, Fred Carrazoni (PSDB) encerrará seu sexto mandato, mas ainda não anunciou candidato. Ligado a Ana Arraes, Bruno Borba (PSB) pode ser o nome da oposição, tendo como vice a esposa do ex-vereador Manoel Matos, falecido em 2009.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário