quarta-feira, 18 de maio de 2011

DIA 18 DE MAIO É VIVENCIADO E LEMBRADO EM ITAQUITINGA

DIVERSOS ORGÃOS E AUTORIDADES VIVENCIARAM O DIA NACIONAL DE COMBATE A EXPLORAÇÃO INFANTIL





























O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é comemorado com campanhas e mobilizações de conscientização pela cidade.
 Os alunos da rede Escolar de Itaquitinga ao lado de autoridades, como vereadores, 1ª dama, conselheiros organizaram uma caminhada para chamar atenção da sociedade por esse mal que assola muitos lares.
As mobilizações começaram cedo, e prosseguem até o final do dia com movimentos na cidade e na zona rural.
Outra informação importante que os alunos passaram para a população foi a diferença entre abuso e exploração sexual. A primeira é quando um adulto utiliza o corpo de uma criança para praticar um ato sexual e a segunda é quando uma criança é explorada sexualmente com a intenção de se obter lucro.
Psicólogos acompanharam o trabalho dos alunos, “Eles foram treinados para abordar as pessoas cordialmente e falar sobre o assunto”.
A partir das 8h30min, representantes e alunos realizaram panfletagem na avenida Antonio Carlos de Almeida, e seguiram em caminhada.
Segundo a Secretaria de Ação Social e 1ª Dama do Municipio, Jassandra Oliveira, a intenção é sensibilizar as pessoas e principalmente orientá-las a denunciar, “Muitos casos ficam invisíveis, pois muitas pessoas tem medo de fazer a denúncia”, explica Jassandra, que diz ainda que a denúncia é anônima e deve ser feita para combater este tipo de violência.
“A função nossa é cobrar as autoridades, quando chega um caso nós repassamos ao conselho tutelar e cobramos uma atuação do poder público”, finaliza a Secretaria.
Casos
O disque denúncia registrou poucos casos este ano no Estado, número considerado baixo, que revela que o medo é o principal fator pelo baixo índice de denúncias. De 2003 até 2011 o volume de casos relatados através do disque 100 foi de 1564 casos, lembrando que esta não é o único caminho e que órgãos como o conselho tutelar e a polícia militar e federal também recebem denúncias.
Mobilização
Além das mobilizações realizadas hoje pela manhã,  também promoverá panfletagem no povoado de Chã de Sapé, durante a tarde de hoje.
Como Denunciar
A denúncia pode ser feita no Conselho Tutelar, Polícia Militar e Federal ou através dos disques denúncias: 100 ou em caso de emergência o 190. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário