sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Estado mapeia mão de obra no entorno da Fiat - Itaquitinga presente

Com a intenção de preparar a mão de obra local para as obras da fábrica da Fiat, em Goiana, o vice-governador do Estado, João Lyra Neto, reuniu-se com representantes do município e de outras 11 cidades do entorno para traçar o mapeamento da área. Em parceria com a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, o objetivo é conseguir trabalhadores para as duas etapas: a de construção da fábrica e, em seguida, para o funcionamento da unidade.

“Os funcionários que estiverem trabalhando na construção civil poderão fazer uma jornada dupla para participarem da qualificação para as funções que surgirão com o funcionamento da fábrica. O principal foco dessa articulação são concluintes ou pessoas que estão perto de concluir o Ensino Médio”, explicou Lyra Neto. Trabalhando com pessoas que moram na região, a Fiat consegue evitar a necessidade de construção de moradias. “Eles até podem ter um gasto a mais com a mobilidade dos funcionários, mas terão a certeza de que eles estão em casa, mais confortáveis e satisfeitos”, afirmou.

Os cursos serão oferecidos em parceria entre escolas técnicas estaduais e federais, além do Senai. O vice-governador explicou que as escolas de Pernambuco ainda não estão preparadas para suprir totalmente a demanda, por nunca terem uma demanda automotiva. “Mas elas vão complementar o seu instrumental com o que for exigido”, disse.

A previsão é que entre os próximos dias 22 e 24 Goiana receba o cadastramento dos possíveis candidatos. Ele seguirá por todos os municípios até chegar a Itamaracá e Itapissuma, em 28 de novembro. Apesar da expectativa, as datas só devem ser confirmadas após duas reuniões: uma que acontece hoje, entre o Governo e a Fiat, e outra amanhã, com representantes técnicos de todos os municípios envolvidos. Esta última acontece na AD Diper. Os 12 municípios que fazem parte do projeto da montadora italiana são: Itapissuma, Abreu e Lima, Aliança, Condado, Itaquitinga, Camutanga, Ferreiros, Goiana, Igarassu, Itamaracá, Itambé e Timbaúba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário