domingo, 20 de novembro de 2011

NOVIDADES SOBRE O PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPREGOS DA FIAT

TODO O PROCESSO SERÁ COORDENADO PELO CENTRO DE APOIO AO TRABALHADOR DE ITAQUITINGA O CAT




 O calendário para a formação e contratação de trabalhadores para as obras da fábrica da Fiat, um investimento de R$ 4 bilhões em Goiana, terá neste mês seu marco zero. Até o próximo dia 1º de dezembro, Estado e prefeituras da região (Itaquitinga via CAT) começarão a cadastrar o pessoal que será qualificado para a construção da montadora, que empregará 7 mil pessoas.

As cidades escolhidas para participar da capacitação da mão de obra foram Abreu e Lima, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Goiana, Itaquitinga, Igarassu, Itamaracá, Itambé, Itapissuma e Timbaúba. O cadastramento dos interessados será anunciado em reunião entre Governo Estadual, FIAT e prefeituras participantes após reunião dia 30 deste mês. 
O pré-requisito básico para trabalhar nas obras da fábrica é residir em alguma das 12 cidades listadas e ter ensino fundamental completo. 
Já para trabalhar na produção, é preciso morar em um dos municípios definidos pela Fiat e ter o ensino médio completo. "Vamos reunir 3,6 mil pessoas interessadas nas obras. A própria Fiat irá escolher aqueles que se enquadram na produção da empresa, que serão treinados e irão integrar o quadro de 4 mil funcionários fixos da montadora", explicou João Lyra Neto, vice-governador de Pernambuco.


"O treinamento será gratuito e imediato. Teremos primeiramente cursos de carpintaria, pintura, marcenaria, encanação, eletricidade, motorista e outras especialidades para a obra da fábrica. Depois, iremos oferecer cursos técnicos de soldagem, funilaria, mecânica, robótica e as demandas específicas da produção", finalizou Lyra Neto. 

O banco de dados do CAT estará sendo disponibilizado para os quadros da FIAT, pois Itaquitinga se destacou por ser o municipio que mais têm material humano pronto da mata norte. Hoje temos um banco de dados pronto, com pessoas que foram capacitadas e prontas para trabalhar, aliás já estão na ativa pois já enviamos para a construção civil quase 1800 homens, frisou Edney Souto - Secretário de Políticas Publicas de Itaquitinga e Coordenador do CAT

O Município recebe na próxima sexta-feira técnicos da Secretaria Estadual de Trabalho e Qualificação e do Senai, que vêm conhecer todo o processo de intermediação, monitoramento e cadastramento feitos pelo CAT na obra do CIR.
Mais uma vez Itaquitinga mostra que larga na frente na Mata Norte.


CONHEÇA O CAT - CENTRO DE APOIO AO TRABALHADOR DE ITAQUITINGA



O Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) é uma unidade de atendimento aos Itaquitinguenses, que foi criado pela Prefeitura Municipal de Itaquitinga para intermediação de mão de obra, ou seja, aproximar e facilitar o contato entre os trabalhadores desempregados e as empresas, construtoras que tenham vagas disponíveis. Também oferecera em breve juntamente com o SEBRAE atraves do programa Cidade do Futuro serviço fomento a atividades empreendedoras.
O serviço de Intermediação de Mão de Obra (IMO) consiste em propiciar informações aos trabalhadores na procura por emprego, e aos empregadores na busca de recursos humanos auxiliando a colocação e a recolocação dos trabalhadores no mercado de trabalho. Tais ações contemplam, além da inclusão do cadastro do trabalhador no Sistema, a realização de processos seletivos, no CAT, tanto por selecionadores das Unidades, como por selecionadores das empresas que oferecem vagas, exames admicionais, capacitações profissionais, aberturas de contas bancarias, vacinação dos trabalhadores, bem como uma gana de serviços são oferecidos pelo CAT.
Há também uma Central de Convocação, que realiza contato com o trabalhador com vistas a encaminhá-lo para processos seletivos, sem que ele precise se deslocar de sua residência. Assim, ao ser detectada uma vaga com o perfil profissional do trabalhador, a Central permite que o deslocamento feito por ele seja para um processo seletivo preciso, trazendo ao mesmo comodidade e certeza da vaga.
O CAT dispõem de um cadastramento de dados, no qual são inseridos os dados pessoais e profissionais dos trabalhadores, e é feito o cruzamento do perfil do candidato com as vagas abertas pelos empregadores, que estão disponíveis no Sistema.
Para concorrer às vagas, o trabalhador deverá se dirigir ao CAT munido dos seguintes documentos: RG, CPF e Carteira de Trabalho para a realização de seu cadastro. Durante o atendimento, caso exista uma vaga de emprego compatível com o perfil do trabalhador, este receberá uma carta de encaminhamento endereçada à empresa contratante para participar do processo seletivo.

O CAT Itaquitinga dispoe de um cadastro de aproximadamente 6 mil trabalhadores das mais diversas areas, hoje nas obras do CIR Centro Integrado de Ressocialização, já passaram pelo CAT cerca de 1800 trabalhadores que daquele ponto adquiriram oportunidade de emprego, renda e cidadania. 

Assim é Itaquitinga, o povo pede, a prefeitura NÃO PARA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário