sexta-feira, 1 de julho de 2011

ITAQUITINGA POR RONALDO CESAR - CANTOR DO RONALDO CESAR & A TROPICANA


Minhas impressões sobre Itaquitinga




Desde que fizemos a apresentação no São João de Itaquitinga, muitos amigos nos perguntam sobre a cidade e a administração de Geovani por lá. Confesso que voltei impressionado. O prefeito conta com mais de 80% de aprovação, e isto não vem por acaso. Tive a oportunidade de andar com ele na rua, e as pessoas se aproximam, querem conversar com ele, estar próximo.

Pude ver uma cidade limpa, simpática, que já na entrada recebe as pessoas com uma avenida bonita e arborizada, creio que são palmeiras do lado esquerdo.

Mais na frente foi inaugurada agora há pouco uma praça, no centro da cidade, onde antes haviam os restos de um prédio abandonado, tornando-se agora um espaço de visitação e lazer. Pude ouvir vários elogios. Antes era um espaço marginal no coração de Itaquitinga.

É difícil aprofundar qualquer opinião em dois dias, mas de fato se tem uma ótima impressão.

A cidade teve dois polos de animação no São João, um no centro e outro no distrito de Chã de Sapé, onde tocamos ao lado do sanfoneiro Genaro, grande nome do nosso forró. Aliás, a festa continuou no São Pedro. Na cidade teve Geraldinho Lins.

Itaquitinga fica próxima a Nazaré da Mata e Carpina, cidades maiores e mais desenvolvidas, mas a ousadia do prefeito é justamente poder oferecer oportunidades no município, poder proporcionar condições da população viver bem na própria cidade. A construção do centro de ressocialização, presídio moderno estadual, gerou de imediato mais de 1600 ofertas de trabalho, isto numa cidade de pouco mais de 16 mil habitantes, acabou por impactar positivamente a economia, pois as pessoas podem comprar no mercadinho, fazer sua feira, etc.

Além disso, com uma comunicação ousada, Itaquitinga tem melhorado a auto-estima da população, fazendo a população se orgulhar da sua cidade. A mais nova campanha visa mostrar que a cidade é de fato a Terra do Caboclo de Lança, cidade-mãe do Maracatu e do Caboclinho.

As festas populares e tradicionais têm sido vivenciadas com bastante frequência, oferencendo lazer e resgate cultural.

E quanto à administração? O município vive hoje um tempo de mudança, Geovani buscou pessoas competentes em diversos setores e a cidade está mudando completamente. Tanto que os jornais da capital, mais precisamente o Diário de Pernambuco, em uma edição da semana passada já deu por certa a sua reeleição, isso daqui a um ano e meio ainda.

Aliado do governador, Geovani é do PMN e sua deputada federal é Ana Arraes. Os números que lhe dão mais de 80% de aprovação são de três ou quatro institutos.

Aos sábados pela manhã, o prefeito ainda tem um programa de rádio, Café com o Prefeito, onde responde aos ouvintes sobre a administração municipal. Meu amigo Betinho, em uma rápida conversa, disse que só faz isso quem tem credibilidade e conhecimento.

Ao final da nossa apresentação em Chã de Sapé, estivemos na casa do prefeito, que recebia a todos com um abraço, bem ao seu estilo da época em que o conhecemos em Garanhuns, não mudou nada, a não ser a responsabilidade de governar um município, e este é a simpática Itaquitinga, e a gente já sabia que aquele aluno do Diocesano tinha nascido pra isso.

Fiquei devendo essas considerações, e com vontade de voltar para lá, pra fazer outra roda de ciranda no meio da rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário