sexta-feira, 19 de julho de 2013

Anderson Perreira: VICENCIA NAS RUAS


Protesto: Vicência dá exemplo e realiza o maior VemPraRua da Mata Norte

Por Samuel Cazumbá

Nesta terça-feira (16), centenas de pessoas saíram às ruas de Vicência, na Mata Norte de Pernambuco, em uma mobilização que desbancou eventos semelhantes em Nazaré da Mata, Limoeiro e Carpina. A partir de convites pelas Redes Sociais e carros de som, as pessoas foram às ruas da cidade com cartazes, gritando palavras de ordem, com apitos e muito barulho.

Após se concentrarem na Praça do Hotel (Entrada da cidade), os manifestantes se dirigiram até o Ginásio de Esportes Amaury Pedroza, onde estava acontecendo a Conferência Municipal de Educação. De lá caminharam até o prédio da Câmara Municipal, onde, de costas, cantaram o Hino Nacional. Na frente da Prefeitura a cena se repetiu, assim como em frente à Secretaria Municipal de Educação.

Alguns comerciantes fecharam as portas de seus estabelecimentos e também seguiram os manifestantes. Outros, fecharam temendo depredações e arruaças, coisa que em nenhum momento foi registrado. Além dos Guardas Municipais, que foram estrategicamente posicionados para defenderem os prédios públicos, a Polícia Militar acompanhou todo o trajeto.

Durante a caminhada nenhuma ocorrência foi registrada, nenhum prédio público foi sequer depredado e nenhuma cena de vandalismo foi visualizada. A população compareceu às ruas para conferir de perto o protesto. As calçadas ficaram lotadas de pessoas que acompanharam também de maneira pacífica e até aplaudindo quando os manifestantes passavam.

Jovens, crianças e idosos mostraram suas indignações através da faixas, cartazes e pinturas no rosto. Além dos temas nacionais, a situação do município também foi lembrada: Unidade Mista, escola da Chã dos Mandados, estrada de Borracha, condição do professorado, dentre outras. Os organizadores disseram que a manifestação superou as expectativas.

Um dos policiais que acompanhou o evento parabenizou os integrantes pela maneira ordeira e pacífica que o mesmo foi conduzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário