segunda-feira, 29 de julho de 2013

PAPA FRANCISCO MANDA RECADO AOS POLÍTICOS


Francisco deu seu recado à população e aos políticos, veja na reportagem de O DIA:

Imagem do Papa abraçando idosos e beijando crianças pelas ruas do Rio ficará para sempre na memória dos brasileiros

FRANCISCO EDSON ALVES E BEATRIZ SALOMÃO
Rio - O Rio amanhecerá diferente nesta segunda-feira. Aquela imagem que se transformou em alegre rotina da cidade, do senhor alto e rechonchudo, carismático, de semblante calmo, vestes brancas e solidéu, percorrendo as ruas, sempre cercado por uma multidão ávida por simples aceno, ou, aos mais afortunados — como idosos, criancinhas e jovens devotos —, distribuindo abraços, beijos e um apertar de mãos, já não está entre nós.
No embarque no Galeão, Francisco acena para autoridades
Foto:  Alexandre Brum / Agência O Dia
Após extensa rotina em sete dias da Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco, o primeiro latino-americano a assumir o mais alto posto da Igreja Católica, partiu neste domingo à noite para Roma. Mas deixa muitas saudades. E muitas lições a aprender. 
E talvez a principal delas seja o recado curto e grosso dado aos governantes. De desapego ao egoísmo e benesses do cargo para proveito próprio — numa época em que explodem protestos de todos os lados nas ruas e autoridades ainda teimam em passear com a família de aeronaves às custas do dinheiro público.
Mais do que a pregação de amor e fé aos milhões de fiéis que chegaram de todos os pontos do país e do mundo — de levar a mensagem do Evangelho sem medo aos que precisam —, em todos os discursos do Santo Padre, marcou a preocupação por políticas de inclusão dos mais pobres.
Um recado que, espera-se, a presidenta Dilma Rousseff, presente nas cerimônias de chegada e na grande missa em Copacabana nesta domingo, tenha sublinhado mais fortemente em sua agenda de governo. À cidade que se prepara para a Copa e as Olimpíadas, Sua Santidade e a Jornada deixam também outro recado. O de que ainda há muitos desafios a superar para dar aos visitantes um transporte coletivo, público e privado, minimamente digno.
Agradecimentos na despedida 
Se Francisco deixa saudades. A recíproca para Sua Santidade em relação ao povo é verdadeira. Para expressar esse sentimento, o Papa repetiu por várias vezes a palavra saudade em rápida fala de despedida, na Base Aérea do Galeão, à noite. Na presença de autoridades e tendo o vice-presidente Michel Temer representando Dilma, o Papa agradeceu mais uma vez aos jovens que participaram da Jornada e à população brasileira.
“Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, este povo tão grande e de grande coração. Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas, saudades do entusiasmo dos voluntários”, disse Francisco. O Papa já está em Roma. Mas, como disse Dom Orani, “sua imagem pelas ruas permanecerá para sempre conosco”.
'Sejam revolucionários, vão contra a corrente', diz Papa em encontro com jovens
No último evento antes de embarcar na Base Aérea do Galeão, o Papa Francisco falou a voluntários e peregrinos no Riocentro, na tarde deste domingo, e elogiou a atuação dos voluntários e peregrinos durante a Jornada Mundial da Juventude. "Sejam revolucionários, vão contra a corrente. Não tenham medo do que Deus lhes pede', pediu o Sumo Pontífice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário