quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PROJETO ODONTO-SESC TRAZ SAÚDE BUCAL AOS ITAQUITINGUENSES

PROGRAMA TEM PONTA PÉ INICIAL NESTA SEXTA FEIRA COM PRESENÇA DE DIVERSAS AUTORIDADES E APRESENTAÇÃO DO PROJETO A POPULAÇÃO
UNIDADE FICA EM ITAQUITINGA ATÉ JANEIRO DE 2012



Unidade móvel de odontologia permanecerá na cidade até Janeiro próximo

A unidade móvel OdontoSESC começa a operar em Itaquitinga de vez próxima segunda-feira (29/08). A solenidade de abertura será amanhã, dia 26 de agosto, na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaquitinga e a carreta ficará instalada até o mês de Janeiro de 2011, na Avenida Antonio Carlos de Almeida. O OdotonSESC é uma ação do Serviço Social do Comércio (Sesc-PE) que, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaquitinga, irá oferecer à população local, de forma gratuita, atendimento odontológico, como restaurações, remoção de tártaro, aplicação de flúor, extrações e pequenas cirurgias, além de ações educativas de prevenção em saúde bucal. 

Um dos méritos do OdontoSESC é contribuir para a redução dos índices das doenças bucais, promovendo cidadania e inclusão social e elevando a qualidade de vida da população. Isso porque o foco do projeto é a educação, priorizando a ação preventiva, através de palestras para crianças e comunidade em geral, da capacitação dos agentes comunitários de saúde e professores da rede pública, a fim de contribuir para a mudança dos hábitos de higiene da população, ao todo serão mais de 10 mil intervenções em nossa cidade. 

Desde sua implantação no Estado, em 2001, o projeto já contemplou as cidades de Araripina, Gravatá, Angelim, Surubim, Floresta, Belo Jardim, Triunfo, Buíque, Caetés, Lajedo, Bodocó, Palmerina, Ouricuri, Recife, Trindade, Amaraji e São Benedito do Sul. O OdontoSESC atende a clientela comerciária e comunidades da periferia dos grandes centros urbanos e de cidades do interior, em parceria com as Prefeituras Municipais, a unidade estará de forma inédita na MATA NORTE Pernambucana. 

A Unidade Móvel é dotada de quatro cadeiras odontológicas, sala de Raio X, central de esterilização, sala de escovação e recepção, tudo em ambiente climatizado. Pautado em diretrizes da Biosegurança, o OdontoSESC emprega normas rígidas no controle de infecções, tendo repercussão nos procedimentos em esterilização dos instrumentais e equipamentos.
A parceria feita entre o SESC Pernambuco e a Prefeitura além dos atendimentos que serão realizados na carreta, os profissionais do SESC irão realizar ações de capacitação em saúde bucal junto aos agentes comunitários de saúde e professores da rede pública de ensino, com o intuito de reduzir o índice de doenças no município.
Vão estar presentes na solenidade de lançamento, o Prefeito Dr. Geovani Oliveira,  o Vice Ivanildo Mendes, o Presidente da Câmara Vereador Roque João dos Santos, demais vereadores e secretários municipais na solenidade, autoridades locais, a senhora Sílvia Cavadinha, diretora de Atividades Sociais do SESC, que virá juntamente com o presidente da instituição, Josias Albuquerque, o chefe de odontologia do SESC Wladimir Lucena e demais representantes do projeto.

A solenidade será as 11 da Manhã, com a participação da Banda 5 de Junho, orgulho dos Itaquitinguenses. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário