quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O GLOBO: QUEIMADA NA BAHIA PODE SER A CAUSA DO APAGÃO DE ENERGIA NO NORDESTE OCORRIDO HOJE


RIO, BRASÍLIA E SALVADOR - O apagão que deixou no início da tarde de hoje todos os estados do Nordeste sem luz teria sido uma grande queimada em uma região da Bahia. A informação é de uma fonte do governo que está acompanhando os trabalhos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) na recuperação do sistema.
— Tudo leva a crer que foi uma queimada de grandes proporções — disse a fonte.
O apagão representou a saída do ar de cerca de 8 mil megawatts de energia que estavam sendo fornecidos no momento da queda de energia, que começou por volta das 15h. Às 16h45m, a energia começou a ser restabelecida e já está normalizada em todas as capitais nordestinas. No interior, ainda há instabilidade.
O apagão afetou o funcionamento de sete aeroportos administrados pela Infraero na região (Salvador, lheus, Paulo Afonso, Aracaju, Maceió, Fortaleza, Recife) e Belém, na região Norte. Segundo a assessoria de imprensa, os geradores foram acionados para garantir o funcionamento das atividades essenciais e os voos não chegaram a ser prejudicados.
Oficialmente, o ONS, órgão responsável pela coordenação da operação do sistema elétrico interligado do país, afirmou que ainda não sabe as causas do apagão. Os nove estados foram atingidos: Piauí, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Maranhão e Sergipe.
No Twitter, no Facebook e no Instagram, centenas de internautas reclamam da falta de energia, informa o blog Nas redes, do GLOBO.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) diz que o problema ocorreu a partir das 15h03m, quando aconteceu uma interrupção de grande proporção, com queda na carga de 10 mil megawatts para 1 mil megawatts.
A Eletrobras Distribuição Piauí divulgou nota uma hora e meia após o começo da falha para dizer que "não teve responsabilidade" na interrupção do fornecimento. A empresa afirma que ficaram seu luz, além do Piauí, que é atendido por ela, os estados da Paraíba, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
"A causa está sendo diagnosticada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) que deverá se posicionar sobre essa falta de energia. A Eletrobras Distribuição Piauí continua trabalhando com o propósito de fornecer energia elétrica de qualidade à população piauiense", afirmou a empresa.
O diretor de operações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Mozart Arnold, informou que os detalhes da ocorrência serão dados pelo ONS.
Queda de energia causa instabilidade na telefonia
Na Bahia, o apagão atingiu Salvador e várias cidades como Feira de Santana, Camaçari, Santo Antônio de Jesus, São Gabriel, Itabuna e Campo Formoso. Serviços de telefonia móvel foram afetados e todas os semáforos da capital baiana apagaram, obrigando a Transalvador (empresa da prefeitura que gerencia o tráfego da cidade) a deslocar agentes para controlarem o trânsito principalmente nos cruzamentos.
Mesmo após o restabelecimento da energia, usuários continuavam a relatar problemas para fazer ligações e utilizar a rede 3G. Em nota, a TIM confirmou que os clientes ainda poderão ter dificuldades para usar os serviços, devido ao apagão. Assinantes das operadoras Vivo e Claro também relatavam problemas na região.
O Ministério de Minas e Energia (MME) confirmou a falha e disse que “está monitorando”, mas não deu informação adicional e nem confirmou quais estados estão sem luz. Aneel, ONS, MME e os distribuidores farão uma reunião para elaborar um relatório para investigar as causas.


© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário