O prefeito e vice-prefeito do município de Caiçara do Norte, cidade distante 174 km de Natal, respectivamente, Alcides Fernandes Barbosa (PP) e Victor Vinícius de Almeida (PV) tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). Os dois políticos são acusados de compra de votos e ficarão inelegíveis por um período de oito anos.
Segundo informações do TRE-RN, a Corte decidiu por unanimidade a cassação nessa terça-feira (13), em consonância com a Procuradoria Regional Eleitoral na decisão dada pelo juiz Ricardo Moura, que cassou os diplomas em primeiro grau. No entanto, os políticos haviam recorrido. A partir de agora, até realização de novas eleições a cidade ficará nas mãos do presidente da Câmara dos Vereadores.
A denúncia de compra de votos foi feita pelo Diretório Municipal do PMDB, segundo o relator do processo o juiz Verlano Medeiros, “a prática de captação ilícita de sufrágio foi materializada na forma de entregar dinheiro, ajudar a emitir certificado de registro de pescadores e prometer empregos em troca de votos, numa afronta à lisura e ao equilíbrio do pleito eleitoral”, disse.
O relator acrescentou, ainda em seu voto que “o processo eleitoral do município de Caiçara do Norte foi eivado de máculas, onde os recorrentes através de um esquema orquestrado, buscaram e conseguiram vilipendiar a livre vontade dos eleitores, sem deixar que suas vontades prevalecessem soberanamente nas urnas”. A nova eleição em Caiçara do Norte, ainda não tem data marcada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário